Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

25 de jun. de 2009

Mais um desenho ganhará as telonas do cinema: The Last Airbender (Avatar - A lenda de Aang)

Julho, dia 06 de 2009, seis horas da manhã.
Dia seguinte a um feriado nacional.

Esses últimos dois a quatros meses atrás, ficava as minhas noites de folga a assistir um desenho chamado "The Last AirBender" (traduzido no Brasil como "Avatar"). No começo, até achei que fosse uma animação japonesa (pelo tipo do traço do desenho, complexidade dos personagens como sentimentos humanos e conflitos internos e por ser divididos em capítulos distintos, com início meio e fim), mas após umas pequenas pesquisas no Google, percebi que era uma criação ocidental produzida pela Nickelodeon.

Quanto mais assistia os episódios, mais começava a gostar deste complexo desenho. Complexo porque é muito difícil numa produção ocidental 'for kids' possuir uma divisão de capítulos (3 livros, com 20 a 21 episódios cada) que raramente tem a opção de ser visto em separado e não perder o sentido. Começando a observar em sites de fã do desenho e fóruns na internet sobre o assunto, a cogitação de The Last Airbender virar um filme era tratado como uma possibilidade. Alguns achavam isso uma boa idéia, outros nem tanto por temerem tragédias cinematográficas como foram a recente adaptação do desenho japonês "Dragon Ball". Esse mistério circulava pela rede, até esta última semana sair um discreto trailer-teaser oficial do desenho.



Pelo que pode ser visto, parece que o filme é um uma versão Live Action do desenho original. (termo comum no Japão e Estados Unidos. Usado para designar filmes e seriados com atores reais. Podendo ser temas originais ou adaptados de livros e desenhos). Contando com a direção de ninguém menos que M. Night Shyamalan, autor do tipo "ame-o ou deixe-o", com filmes sucessos de bilheteria com o filme Sexto Sentido e fracassos de público e crítica com Fim dos Tempos.

Então, onde mora o perigo? Justamente pelo mesmo autor ter produzido filmes tido tanto como 'bom e ruim'. A incerteza de que esse filme possa ser um sucesso e ao mesmo tempo um fracasso é o que deixa os fãs da série (e o que em parte, me incluo um pouco nisso) um tanto assustados com a produção e recepção deste filme adaptado. Será que o filme um novo conceito de adaptação ou mais um fracasso de tentar sintetizar os dois tipos de história? O filme ainda tem muito tempo para ser produzido, mas fica uma esperança e um medo particular sobre essa nova empreitada do Shyamalan:

Minha esperança: Que o autor saiba manter a cabeça no lugar e com sua mente e presença criativa consiga reproduzir o clima do desenho no filme.
Meu medo: Que esta mesma "mente e presença criativa” de Shyamalan não interfira com uma história tão interessante. Fazendo deste filme mais uma adaptação mal feita de desenho/seriado/game/livro para as telas.

A estréia está prevista para julho de 2010. Até lá é dar tempo ao tempo..

Ps: Um ponto positivo que observei no trailer. Dá o parecer de que o símbolo dos dobradores de ar (a seta azulada) na cabeça raspada do garoto está fiel ao personagem do desenho da Nickelodeon.


Para maiores informações.
Site Oficial do Diretor, aqui.
Site Oficial do Filme, aqui.

0 focalizadas alheias: