Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

22 de nov. de 2006

YouTube, ou quando o mouse vira controle remoto.

Perdeu aquele Episódio da sua novela preferida ou então aquela reportagem que te interessava? Não se preocupe, acesse o site Youtube (www.youtube.com) e digite o nome da sua programação que é bem provável encontrá-la no grande catálogo de clipes por lá digitalizados.

Com a capacidade quase que infinita de armazenamento de dados, vídeos com curiosidades , trabalhos independentes e até cenas históricas aparecem nesta rede possuem um acervo quase que invejável. Se desejares ver algum vídeo Histórico como o Debate de Lula e Collor para as eleições de 90 ou algumas cenas da queda do Muro de Berlim marcando o fim do Comunismo em 89? Estará lá alguma coisa sobre o Assunto.

Garimpadores do Passado (pessoas que colecionam vídeos de antigos programas), Cineastas Virtuais ou pessoas que seguem a premissa “Para filmar, basta uma câmera na mão e uma idéia na cabeça” adicionam suas produções nesta rede a uma velocidade tão rápida e com um custo muito baixo que a popularização seria algo inevitável. Deste modo, cada vez mais os “vídeos virais” (clipes que viram manias quando propagados por correntes de e-mail) ganharam força e deixaram se ser apenas um incômodo nas contas de qualquer internauta.

O caminho para sites de divulgação de vídeos e imagens como o YouTube rivalizarem com a TV tradicional ainda é longo. Visto que esse fenômeno é recente e ainda terá que ser debatido por muito e muito tempo. Porém, idéias como esta pode no futuro facilitar a criação de um novo modelo de encarar a telinha: uma espécie de “TV Personalizada”. Onde o usuário além assistir ao conteúdo selecionado, poderá opinar e dar sugestões sobre a programação gerando até mesmo se gerar um novo modelo de telespectador e comunicador.

No entanto, há um grande risco desse modelo de imagem ser apenas mais um veículo de publicidade. Como o site aceita diversas formas de comunicação, a divulgação publicitária também pode ser apresentada como os demais vídeos. Desta forma, a propaganda explicita pode afastar os usuários, temendo que estes tipos de sites possam mudar de um incentivo a criatividade para tornarrem pagos e meramente comerciais.

O que interessar a uma pessoa hoje, amanhã...bem, nunca se sabe. Mas o fato está consumado, e quem agradece são os internautas. Onde a cada dia que passa usam a internet como os leitores usam os textos de jornais e revistas: Seja para informar, seja por lazer...