Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

14 de out. de 2006

Professores (e Professauros...)

O professor sempre será, na vida dos seus pupilos, aquele que nos ensinaram a colocar todo o potencial presente em nossas mentes e corpos para fora. Será o mestre que nos fez expandir nossos horizontes, nossos modelos de pensar e desenvolver a capacidade de raciocínio e convivência.

Eles são os "médicos da mente", aqueles que melhor trabalham os métodos de demonstrar e aplicar o conhecimento em sala para seus alunos. Passam fins-de-semana preparando aulas e buscando conteúdos em livros e revistas para a dinâmica e agradável aos nosso olhos, cada vez mais famintos por imagens e, consequentemente, conhecimento.

Mas, como nem tudo é perfeito nesse mundo, lembrar de professores também é lembrar de um período ruins das nossas vidas: Os Professores rudes e autoritários, aqueles que merecem a alcunha de "Professauros" (uma mescla de professor com dinossauro). Eles, assim como os dinossauros, sempre nos amendontraram com suas terríveis provas. Gostavam de mostrar para a turma que ensinava que não apenas "UM" professor, mas sim "O" professor. Estes sempre eram dotados de frases de efeito bem ao tipo "sou eu quem ensino, você está aqui apenas para aprender".

Assim, para ser humoristíco como também explicatico, Vamos citar aqui alguns exemplos de professauros que estão entrando em extinção mas ainda andam pelos nossos corredores, veja se você reconheçe alguns deles:

O "TIRANOSSAURO REX" – Uma criatura de porte bem avantajado e corpulento. É o professor que acaba com tudo o que encontrava pela frente. Vai chegando devagar e como quem não quer nada quando, de repente, ZAP!! Destruiu tudo que tava a sua frente (Que pode varia da sala de aula até a equipe pedagógica inteira). Animal de vida longa – esse tipo de professauro, com toda a sua “longevidade e experiência”, se torna um alvo difícil de ser abatido.

O "PREDACON II" - Outro carnívro e destruidor como comparável ao Titanossauro. De tendência predatória e individualista, é o maior exemplo de profissional que não precisamos nas escolas e universidades. Este tipo de professauro chega em sala, aplica sua aula, vai para casa e cumpre sua tarefa com precisão cirúrgica. Porém, evite assuntos como "espírito de equipe" e "companheirismo" pois a tendência dessa criatura é não se importar com nada. A princípio, ninguém tem nada com ele. Tem fama de rigoroso por cumprir o básico de forma bem séria, com total cumprimento de prazo e metas. Só que fica o alerta: Rigor é uma coisa que, às vezes, é muito bem vindo. Agora falta de interesse é outra, e bem prejudicial.

O "PTEROSSAURO" - Esse tipo de Professauro possui a característica de ser dotado de asas. Assustador e que pode "voar" grandes distâncias. É o que hoje chamariamos de "exibidão". Sempre espalhando seus feitos ( não importa se eles são verdadeiro) para atrair novas presas e conquistar a simpatia dos alunos . Uma de suas características é a simpatia. Desse modo, consegue disfarçar muito bem o fato que de exibe muito e faz pouco.

O "CINODONTE" – Esse até que seria um excelente profissional se a sua especialização não fosse seu apurado instinto de sobrevivência. Esse professauro é daqueles que faz tudo para sobreviver no local onde ele ensina, ou seja, arranja mil e um planos para sobreviver no emprego em vez de desenvolver sua própria competência e vocação. Esse professauro se especializa nas artes de "puxar o tapete" e sabotar os outros. Algo bem triste, visto que essa energia desperdiçada na elaboração de seus "planos infalíveis" poderia ser bem aproveitada em melhorias para a sua escola/cursinho.

Poderia continuar citando ainda outros modelos em estado de extinção. Mas uma coisa é certa: Que nós, os alunos, devemos saber que eles estão entrando em extinção. Serão poucos desses professores que irão existir se nós, os estudantes, sempre mantivermos nossas cabeças pensantes e abertas as diversas formas de aprendizagem. E que devemos acabar com essa velha frase formada: "O professor finge que ensina e o aluno finge que aprende".

E um PS para você professor que pode eventualmente lendo este texto: Se você se indentificou com alguns dos tipo citados acima ou apresentar algum dos sintomas descritos. Mude enquanto há tempo. Pois já dizia Darwin: “O que sobrevive não é o maior nem o mais forte, mas os que conseguem melhor se adaptar ao meio”.

---------------------------------------------------------------

1 focalizadas alheias:

Anônimo disse...

Meus amigos vcs são feras, esse comentário está excelente...vlw